Jornada de Computação na Filosofia

2 /AGO/ 2019 - 14H00

14:00 h - Osvaldo Pessoa, Rodrigo de Faria, Mariana Jó de Souza e Daniel Carlos de Melo Marcílio (FFLCH, USP): “Simulando histórias contrafactuais da ciência”

Descreve-se um projeto em andamento de simular computacionalmente histórias contrafactuais da astronomia, variando-se os tempos entre os diferentes avanços causalmente conectados, de acordo com uma distribuição gama, e mantendo a história factual como média.

15:00 h - Rafael Ventura (Bilkent Üniversitesi, Ancara, Turquia): “Modelos de confiabilidade epistêmica”

Trata-se de um projeto sobre modelos computacionais que medem o desempenho e o grau de confiabilidade epistêmica de métodos de inferência. Explicam-se a significância e o funcionamento desses modelos. O foco é em métodos de inferência filogenética no estudo da evolução cultural (especialmente em linguística), mas modelos similares existem também em outros ramos.

Cartaz e Programação do evento
Endereço
Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo - SP