Lançamento do último volume do JOURNAL OF ANCIENT PHILOSOPHY, que homenageia o Prof. Francis Wolff

Francis Wolff atuou como professor de filosofia na USP de 1980 a 1984, tendo sido o último professor francês a ocupar a Cátedra de Filosofia que a França manteve na USP até aquela data. Normalien, ele obtém sua Agrégation en Philosophie em 1974; em sua volta à França, atua como maître de conférences em Reims (1989-1992) e na Ecole Normale Supérieure (1992-1999), para a qual retorna, em 2001, após um curto período já como Professeur des Universités em Nanterre. Na célebre escola da rue d’Ulm, Francis vai desenvolver toda uma reflexão filosófica que, iniciada com o pensamento antigo, gradualmente passa a abranger questões modernas e contemporâneas de ontologia, epistemologia, ética, estética; dele temos importantes obras sobre linguagem e mundo, a noção de humanidade, a natureza da música, as figuras filosóficas, a experiência amorosa, os impasses políticos – inclusive um livro sobre os caminhos da tauromaquia na nossa relação com os animais. Sutil conhecedor da história da filosofia, Francis sempre foi um argumentador brilhante, de grande fôlego filosófico, tendo dirigido por anos os Lundis de la Philosophie, espaço aberto e crítico no qual os mais diferentes temas são analisados sob a ótica filosófica. Sua grande generosidade foi sempre patente em suas relações com o mundo acadêmico brasileiro, em especial com a USP. Em Junho de 2015 aposentou-se como Professor Emérito da ENS; naquela ocasião, colegas e alunos organizaram um encontro, do qual resultou um livro em sua homenagem, que pomos à disposição aqui: Les Amis et les Disciples – Mélanges Offerts à Francis Wolff (Journal of Ancient Philosophy, volume suplementar 1 2019).

www.revistas.usp.br/filosofiaantiga

www.journals.usp.br/filosofiaantiga