Nota de falecimento

Versão para impressão

São Paulo, 12 de novembro de 2018  

               É com imenso pesar que o Departamento de Filosofia da USP anuncia que hoje, por volta do meio-dia, faleceu o prof. Mário Miranda Filho, em sequência a uma angioplastia sofrida recentemente.

               Mário Miranda foi por longo tempo professor deste Departamento, onde atuou desde 1978 como professor de filosofia antiga e, mais recentemente, de filosofia política. Discípulo de Pierre Vidal-Naquet e Jean-Pierre Vernant, de quem foi aluno nos anos 70, Mário Miranda foi um intérprete elegante e sutil do mundo grego. Seus estudos sobre a natureza do discurso político e as origens da democracia no mundo grego logo se desdobraram em uma arguta análise do fato político moderno e contemporâneo, nas diferentes e por vezes inquietantes formas de que se revestiu a partir de suas fontes gregas. Escritor discreto e erudito, Mário Miranda era um leitor assíduo de Platão, em cujas páginas se inspirava para ministrar suas aulas e conferências. Assim como Platão, os anos lhe trouxeram uma crescente desconfiança da natureza humana e de suas formas agressivas de expressão; costumava recuperar sua paz interna dando vazão às suas habilidades musicais, centradas na interpretação da música popular brasileira. Brindava sempre o Departamento com um sorriso afável ao momentaneamente deixar de lado sua surrada edição da República de Platão para tomar um cafezinho com os colegas e discutir temas de filosofia antiga e contemporânea, antes de se dirigir à sala de aula, lugar privilegiado de sua intensa vida intelectual.

Velório dia 13/11/2018  das 08h às 15h.
FUNERAL HOME
R. São Carlos do Pinhal, 376 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01404-000
Telefone: (11) 3251-0544

Cremação às 16h.
Crematório Vila Alpina
Endereço : Avenida Francisco Falconi, 437 - Vila Alpina


Comunicado

 
A chefia do Departamento de Filosofia comunica que, em virtude do falecimento do professor Mário Miranda Filho, estão suspensas as atividades didáticas, de pesquisa e administrativas no dia 13/11/2018. 
 
Reiteramos nosso profundo pesar diante do falecimento de nosso tão estimado professor, pesquisador e colega.