Nota de falecimento da Profa. Diva Bárbaro Damato

Em 08/07/2019, faleceu Diva Bárbaro Damato, professora aposentada do Departamento de Letras Modernas de nossa Faculdade. Durante vários anos, nas décadas de 70 e 80, Diva foi uma das docentes responsáveis por ministrar as disciplinas Francês Instrumental I e II em nosso Departamento. Naquele momento, a bibliografia de nosso curso ainda era, em virtude da própria história da fundação da Faculdade, predominantemente em Francês, o que fez dessas disciplinas, embora optativas, motivo de grande interesse e procura pelos estudantes. Assim que saíam do primeiro ano, cumpridas suas disciplinas obrigatórias, a maioria deles se matriculava nessas duas matérias, para adquirir alguma desenvoltura na leitura dos textos, não somente de comentadores, como também de vários filósofos, visto que naquela época poucas eram ainda as boas traduções de muitos de seus textos. E o que conseguiam, muitas vezes, mais do que domínio instrumental de uma língua estrangeira, era uma experiência viva e vibrante de ensino e aprendizado. Dotada de notável memória, Diva, embora diante de classes numerosas, dirigia-se a todos os seus alunos pelo nome. Sabia distinguir e levar em conta suas diferentes capacidades de apreensão da língua, dando a todos, na medida do possível, tratamento específico. Era mestra em aliar, ao processo inevitavelmente técnico e possivelmente enfadonho de transmissão de regras gramaticais e expressões idiomáticas, comentários atraentes e bem-humorados sobre a cultura francesa, sempre em associação ao texto que então se lia em sala de aula. Suas aulas eram ao mesmo tempo sistemáticas, sérias e agradáveis. Percebia-se, em suma, seu amor pelo ensino. Este Departamento tem, para com ela, uma dívida de gratidão.