Informações gerais sobre a carreira

Versão para impressão

A graduação em Filosofia visa a uma formação técnica e crítica do estudante, por meio do estudo aprofundado da História da Filosofia e dos temas que são os eixos da reflexão filosófica, tanto os legados pela tradição, quanto os vinculados às questões contemporâneas. O curso planeja oferecer a visão mais completa possível das questões do pensamento filosófico e do seu movimento histórico, sempre orientado por sua missão formativa, munindo os estudantes do instrumental necessário para o trabalho crítico e reflexivo junto à filosofia.

Privilegia-se o estudo analítico de temas e autores, evitando-se a abordagem panorâmica que, dada a variedade da história do pensamento, seria superficial. Visa-se a formar o pesquisador e professor, tanto do Ensino Superior como do Ensino Médio, sempre pela compreensão da unidade indissolúvel das duas atividades, ou seja, da visão de que a atividade docente decorre da pesquisa e de que o exercício da capacidade crítica, essencial ao filósofo, só se adquire no trato com as formas históricas do pensamento, consideradas na originalidade que as relaciona e diferencia.

O objetivo é dar ao futuro professor e pesquisador a formação compatível com a tarefa pedagógica, inclusive no que diz respeito às típicas dificuldades relativas ao ensino da disciplina no Ensino Médio, tarefa essa sempre entendida como trabalho de emancipação das consciências e da capacitação para uma cidadania efetiva. Isto permite ainda ao Bacharel ou Licenciado em Filosofia exercer outras atividades, todas ligadas ao campo cultural.

Formas de Ingresso

O ingresso no curso se dá através de seleções organizadas pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) e pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU). Havendo vagas remanescentes, o ingresso também se dá por meio de seleção para transferência interna e externa.

Coordenação

  • Homero Silveira Santiago
  • Alex de Campos Moura