Horário de atendimento ao público da secretaria do Departamento de Filosofia no período de férias

De 18 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019: das 09h às 18h.


Pesquisa

Versão para impressão

Apresentação

No Departamento de Filosofia da USP, a pesquisa em Filosofia está estruturada em torno de quatro linhas:

  • Estética e Filosofia da Arte;
  • Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas;
  • História da Filosofia;
  • Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências.

Dando organicidade e consolidando a pesquisa no Departamento, as atividades de pesquisa distribuem-se entre Projetos Temáticos, Convênios de Cooperação Acadêmica, Laboratórios e Grupos de Pesquisa e Estudo, sendo que alguns destes estão ativos ao longo de décadas. Ainda assim, tal como se espera de um ambiente de pesquisas em constante desenvolvimento, novos grupos e projetos, de longo e de curto prazo, continuam oportunamente a surgir. Essas atividades são claramente resultado da indissociabilidade entre ensino e pesquisa que o Departamento toma como princípio, procurando, desde a graduação, proporcionar aos alunos condições de elaboração e de desenvolvimento de projetos, tal como ocorre no Programa de Iniciação Científica e no Programa de Educação Tutorial (PET Filosofia USP).

Os grupos constituídos mantêm intercâmbio com vários núcleos de pesquisa filosófica no país, principalmente aqueles que são reconhecidos como centros de excelência. O Departamento busca contatos regulares com universidades e centros de pesquisa estrangeiros, o que tem resultado em inúmeros convênios e outras formas de intercâmbio. A presença rotineira de professores visitantes nas diversas áreas do Departamento tem contribuído para a diversificação e o aprimoramento da pesquisa, principalmente na pós-graduação.

Como consequência, professores e alunos do Departamento têm continuamente realizado estágios no exterior nos quais são desenvolvidas tanto atividades de pesquisa como de docência, que além de contribuir, principalmente, para a excelência da pesquisa desenvolvida em nosso Departamento e o aprimoramento da formação de nossos pesquisadores, também apresenta como resultado um número significativo e crescente de publicações no Brasil e no exterior.

Coordenação

Comissão de Pesquisa:

  • Carlos Eduardo de Oliveira (Coordenador)
  • Marco Aurélio Werle (Vice-Coordenador)

Programa de Educação Tutorial (PET):

  • Maurício Cardoso Keinert (Coordenador)

Links

Agências:

Instituições:

Algumas fontes de Pesquisa na Internet: