Circ.CoPGr/41/2019

Versão para impressão

 Circ.CoPGr/41/2019    

 

Circ.CoPGr/41/2019                                                                              São Paulo, 15 de maio de 2019.

CGCJ/lzp

  

À Comunidade de Pós-Graduação da USP,

 

Com o objetivo de manter toda a nossa comunidade informada sobre assuntos relevantes, faço os seguintes esclarecimentos:

01 – Bolsas CAPES

Para os Programas com conceitos 3, 4 e 5, as bolsas que aguardavam indicações de bolsistas no mês de maio de 2019 não mais constam no sistema, esta ação representou para a USP a suspensão de 146 de bolsas de mestrado e 183 de doutorado, 329 bolsas no total. Para os próximos meses as substituições de bolsistas poderão ocorrer sem restrições, mas recomendo que os coordenadores adequem as saídas e entradas de bolsistas.

A CAPES financia atualmente na USP cerca de 7768 bolsas e contamos ainda com aproximadamente 2646 bolsas da FAPESP e 2584 do CNPq, total de 12998 bolsas.

Não haverá redução de bolsas em Programas com conceitos 6 e 7;

Segundo informação de documento do Foprop (Fórum de Pró-reitores), após reunião com a Capes na última semana, mas ainda não oficializada, os Programas com conceitos 3 e 4 poderão ter novos cortes, mas estamos aguardando confirmação.

02 – Custeio CAPES

Não haverá redução do PROAP e do PROEX, provavelmente a transferência será realizada em duas parcelas, sendo a primeira neste mês e a segunda no segundo semestre de 2019, considerando que o PROAP foi prorrogado.

03 – Convênio PrInt USP/CAPES

No mesmo documento do Foprop citado acima, foi ventilada a diminuição do valor atual do Print, mas a informação é preliminar e aguardamos confirmação da Capes provavelmente até o final desta semana. Os editais do PrInt que seriam divulgados pela PRPG esta semana aguardarão a posição da agencia.

Reitero, como fiz em comunicado anterior, que os alunos que estão recebendo bolsas não sofrerão nenhuma suspensão de pagamento.

A PRPG reconhece a tradicional posição de destaque da Capes no financiamento e avaliação da Pós-graduação no Brasil e tem mantido contato frequente com a agencia para demonstrar a importância da manutenção do financiamento do setor.

A manutenção do fomento para a Pós-Graduação é o objetivo de todos nós.

  

Atenciosamente,

 

Carlos G. Carlotti Jr.

Pró Reitor de Pós-Graduação